\\ PESQUISE NO BLOG

segunda-feira, 28 de março de 2011

ISTO

CENA 18
Eva bate à porta do quarto de Kevin, em seguida entra.
Eva – (com um disquete nas mãos) Eu queria lhe perguntar. O que é isso?
Kevin – Um vírus. (Animado) Você não o carregou, não é?
Eva – É claro que não. Quer dizer, acho que o carreguei só uma vez.
Kevin – Só precisa ser uma vez.
Eva – Por que você tem isso?
Kevin – Tenho uma coleção.
Eva – Não é uma coisa esquisita para se colecionar?
Kevin – Não gosto de selos.
Eva – Quantos você tem?
Kevin – Vinte e três.
Eva – Eles são... Difíceis de achar?
Kevin – São difíceis de capturar vivos. Eles escapolem e mordem. É preciso saber manejá-los. Sabe, como um médico. Que estuda doenças no laboratório, mas não quer adoecer.
Eva – Quer dizer que você tem que impedir que eles infectem seu próprio computador.
Kevin – É. O Brian Ferguson andou me ensinando as mutretas.
Eva – Já que você os coleciona, talvez possa me explicar: por que as pessoas criam vírus? Eu não entendo. Elas não ganham nada. Qual é o atrativo?
Kevin – Não entendi o que você não entende.
Eva – Compreendo que alguém penetre na rede da AT&T para telefonar de graça, ou roube códigos de cartões de crédito para fazer compras. Mas esse tipo de crime de computador... Ninguém se beneficia. Qual é a finalidade?
Kevin – É exatamente essa.
Eva – Continuo sem entender.
Kevin – Os vírus, eles são meio elegantes, sabe? Quase... Puros. É meio como... Uma obra de caridade, sacou? É um negócio altruísta.
Eva – Mas não é muito diferente de criar o vírus da AIDS.
Kevin – Vai ver que alguém o criou. Por que pode ter sido assim, não é?
Eva – Então, é isso... É quase para mostrar às outras pessoas que elas não o controlam. Para provar que você é capaz de fazer alguma coisa, mesmo que possa ser preso por isso.
Kevin – É, é por ai.
Eva (devolvendo-lhe o disquete) Acho que eu mereci.
Kevin – Sabe, se houver alguém de quem você não goste... E se você tiver o endereço eletrônico dessa pessoa... É só me dizer.
Eva (rindo) Tá legal. Farei isso, com certeza.
Kevin – Agora você tem amigos no submundo.

\\

Eu estou pensando nele. Não no ele Kevin, mas no enorme objeto não identificado. Objeto que tem nome corpo e forma mas que a tudo isso é avesso e capaz de se desapegar. A cena acima encerra em si todo o sentido deste espetáculo. Ela é o resumo concreto do caminho. É, é por ai. Estranho assim, completamente equivocado sim, talvez, é por ai, nesse lugar misterioso onde a coisa opera.

O que estamos construindo é estranho. Tem que ser. Não quero falar de estranhamento, eu quero falar daquilo que não sei, porque isso me faz olhar ao redor e de volta a mim mesmo com intensidade da criança. Isso me faz de fato ver quando estiver a olhar, me faz de fato sentir quando tiver entre os dentes a carne. Isto, disso que falo, Isto é a coisa em si. É o desejo primordial. É o imanente.

Sim, eu já me perdi de novo em especulações. Eu me perdi na poesia e não tô querendo me achar. Deixar o corpo vagando sem nome é tudo o que eu preciso nesse momento. Já sei que ele é enorme. Já sei de sua recusa à explicação e ao dicionário. Eu concordo, hoje, sim, talvez, as coisas tenham virado enciclopédia muito cedo.

Estranhar.
Divertir.
Brecht.

\\
Diogo Liberano