\\ PESQUISE NO BLOG

sábado, 20 de outubro de 2012

oficina_NEGOCIAÇÃO INVISÍVEL

durante a temporada de sinfonia sonho no teatro glaucio gill, o diretor e dramaturgo diogo liberano ministrará uma oficina a partir do processo de criação do espetáculo. a oficina negociação invisível é saldo de três anos de pesquisa continuada e visa transitar entre três domínios sensíveis da criação teatral: dramaturgia, atuação e recepção.

está oficina é uma aposta. uma tentativa. negociação porque descobrimos, no correr de nossas criações, que há uma série de relações que estão implícitas dentro da própria obra. relações entre atores, entre ator e texto, entre ator e o espaço, entre o ator e aquele que o vê. invisível não porque não exista, mas porque só deve ser vista e movida por engenheiros do sensível, tais como atores, dramaturgos, diretores e criadores em geral. negociação invisível, pois nos parece que aquilo que se almeja expressar em cena nem sempre tem a ver com a linguagem da expressão teatral. por vezes descobrimos isso quando em plena criação o que interessa endereçar ao público é certa experiência sensível pela qual ele possa se rever e atualizar. a linguagem, a engrenagem, a tecnologia desta máquina expressiva o teatro nem sempre precisa aparecer.



sobre o processo de criação de sinfonia sonho, afirma o diretor: outra aposta em relação ao trabalho com os atores foi a criação e solidificação de uma relação entre eles que funcionasse por meio de mecanismos, jogos e códigos que fossem claros entre eles, mas que para nós, espectadores, pudessem ser invisíveis. o espaço cênico como campo de expressão dramática, possibilitada por um intenso processo de negociação invisível entre os criadores em jogo.

negociação invisível
oficina do teatro inominável ministrada pelo diretor e dramaturgo diogo liberano, com participação dos atores que integram a companhia e o elenco do espetáculo: adassa martins, andrêas gatto, caroline helena, dominique arantes, gunnar borges, laura nielsen, marcéli torquato, márcio machado, natássia vello, rodrigo vrech e virgínia maria.

\\