07 de setembro, Casa da Laura, 19h/22h
Thaís, Laura, Adassa, Andrêas, Dan, Virgínia.
Tentativa de resgatar o que há de interessante nas composições citadas no Roteiro Geral para Composição e como elas podem ser articuladas conjuntamente.
00. CINTO DE SEGURANÇA
01. CÉLIA 04 + KEVIN 01
- universo das duas crianças;
- Adassa conta que sua composição CÉLIA 04 foi trabalhada no acaso em que ela tirava os pedaços de papel com as palavras;
- associação de um desses pedaços de papel à morte de Cristina.
02. KEVIN 04
- composição conectada com a anterior, como se fosse uma única;
- a descrição do casarão;
- o diálogo entre Célia e Kevin sentados, nos mesmos lugares em que eles estavam no jogo do CINTO DE SEGURANÇA.
03. FRANKLIN 03 + EVA 03
- início da composição ainda sentados nos lugares em que estavam no jogo do CINTO DE SEGURANÇA;
- reclamações de Franklin sobre a cidade, "mas tem um Subway, né?";
- discussão entre os dois (presente em EVA 03), sem o roteiro em mãos;
- revelação da aula de harmonia do lar feita por Eva, para os personagens.
04. MOIRA 03 + CORLEY 03
- corte na composição CORLEY 03 em que ele se arruma para Moira;
- Laura conta que sua idéia inicial era de encher a bexiga que fica em sua barriga de gás hélio, para que subisse e voasse;
- surgimento de algumas questões: Corley sabe que a gravidez de sua esposa é falsa, e entra no mesmo jogo? Ou não? De que "fossa" Corley tenta tirar Moira? Thomas existiu algum dia, realmente? "Um casal que deixa o filho voar...";
- o vestido de casamento que estoura a bexiga na barriga de Moira;
- Moira está desde o CINTO DE SEGURANÇA com a bexiga na barriga;
- Moira e a tentativa de comer as bexigas, no caso, a placenta, frente ao desespero. (Andrêas conta que isso é uma prática comum de mulheres do interior. NOTA: http://tinyurl.com/3hnxv2v)
05. EVA 04 + FRANKLIN 04
- as duas composições chamam a atenção de todos para a sensação dos dois personagens de "não se caber";
- também chamam a atenção as divergências entre os dois estados de composição (todos lembram dos pulos de Eva, mas Virgínia lembra que Eva desaba logo após);
- uso da sala vianninha em dois lados, com a platéia no meio, sendo esta composição do lado oposto (o da porta);
- simultaneidade das composições de Eva e Franklin: sugestão de Eva e Franklin lado a lado separados por espaços delimitados com fita crepe, ou em dois planos diferentes. Ficamos com a segunda;
- Franklin no escuro, texto, quedas. Entrada de Eva, que coloca a música Feeling Good;
- Eva chamando por Franklin, e ele não responde.
06. CÉLIA 03 + CORLEY 04
- volta ao outro lado da sala vianninha (o do praticável);
- a placa de acrílico de Célia vira o "Tio Corley", texto do macaquinho;
- a confecção do "presente mais especial de todos" com a ajuda de Célia e Kevin continua, assim como a participação dos outros personagens.
07. MOIRA 04
- mantém-se a composição original;
- "era uma casa muito engraçada, não tinha teto..."
08. KEVIN 03
- a ser definida com Marcio no ensaio 10\\.
09. DISCURSOS VERBAIS (todos) ARTICULADOS
- sugestões levantadas: todos enfileirados, cada um com seu lugar no espaço, não se comprometer com o discurso verbal integral, escolha e repetição de algum gesto que ficou perdido, contaminação desses gestos, escolha dos VP a serem trabalhados,...
- a ser fechado no ensaio 10\\.