01. CÉLIA 04 + KEVIN 01
02. KEVIN 04
03. FRANKLIN 03 + EVA 03
04. MOIRA 03 + CORLEY 03
05. EVA 04 + FRANKLIN 04
06. CÉLIA 03 + CORLEY 04
07. MOIRA 04
08. KEVIN 03
09. DISCURSOS VERBAIS (todos) ARTICULADOS
Segue abaixo descrição dos pontos, para mim, determinantes de cada composição listada acima:
01. CÉLIA 04 (a brincadeira, a colagem de papéis, jogos, falas, discursos) + KEVIN 01 (o diálogo com cristina, a morte de cristina)
02. KEVIN 04 (o jogo entre célia e kevin, o parecer sobre os pais, a relação entre os irmãos)
03. FRANKLIN 03 (o descontentamento com a cidade, a coisa toda com a comida, o diálogo truncado com eva, alguma irritação mais contida e explícita nas palavras e não no corpo) + EVA 03 (a relação com o marido, o uso do marido para lidar com as exigências do trabalho, a metalinguagem do curso seminário palestra sobre boa relação familiar);
04. MOIRA 03 (o desespero na tentativa de estar grávida, de suprir a falta de tomas, o estar sozinha tramando tentativas) + CORLEY 03 (a surpresa de corley ao tentar tirar a esposa da fossa na qual se encontra, a sedução, o amor dos dois em crise pela dor da perda, o acaso do vestido que não cabe);
05. EVA 04 (a ação paralela de eva se sentir vencedora enquanto ao lado, no quarto ao lado, na mesma casa, o marido está definhando) + FRANKLIN 04 (a incompreensão ou talvez, a incapacidade de aceitar o câncer que engoliu o pai, o sentir-se menor e reduzido, o câncer que é a falta, que é a presença irrevogável da morte);
06. CÉLIA 03 (o auto-convencimento de que ser diferente é tranquilo, a coisa do tapa-olho, a aceitação do irmão daquela condição, a tentativa de se sentir tranquila sendo aquilo que se é e a aparição do vizinho) + CORLEY 04 (que atrai as crianças para um jogo, para um contato possível, para um amenizar da realidade pela relação leve lúdica e criativa);
07. MOIRA 04 (e o ato não-pensado ou desesperado ou ao mesmo tempo milimetricamente calculado de se aproximar do filho dos outros, kevin);
08. KEVIN 03 (o recolhimento, o seu mundo, o quarto, as impressões e a janela, o ter medo e o não ter, o menino vizinho que pede a ele que toque um piano);
09. DISCURSOS VERBAIS (todos) ARTICULADOS (um somatório indefinido do massacre na escola, das ações, dos pormenores, do filho que se foi num balão e do fim da composição geral, proporcionado pelo discurso verbal de Célia sobre o sentimento estranho e sem nome por conta da percepção de Célia sobre o irmão, Kevin).
>>
Esta composição deve começar com os seis sentados nas cadeiras, como no jogo CINTO DE SEGURANÇA. A combinação de duas composições formatará uma nova, resultante da soma das duas individuais. É preciso estar atento ao tempo e realizar escolhas, efetuar cortes e intencionar as durações. Não quer dizer colocar tudo. Quer dizer refletir e optar por escolhas que expressem essa sequência de acontecimentos, de estados, de ânimos e ritmos.
A duração mínima é de 20 minutos. A duração máxima é de 40 minutos.
Vocês tem os ensaios 09 \\ (quarta, 20h/22h, colégio andrews) e 10 \\ (quinta, 20h/22h, colégio andrews) para trabalharem juntos. Eu não estarei presente em nenhum destes. Nos vemos apenas no ensaio 11 \\ (sexta, 20h/22h, UFRJ – sala vianinha).
Neste ensaio (11 \\), apresentaremos a composição a orientadora Eleonora Fabião.
Divirtam-se.
\\