\\ PESQUISE NO BLOG

terça-feira, 18 de outubro de 2011

12 \\

27 de setembro, Colégio Andrews, 19h/22h.
Thaís, Marcio, Adassa, Diogo e Janaína Dórea

ensaio apenas com célia e kevin.

entreguei um capítulo do livro O PENSAMENTO SELVAGEM, do Claude Lévi-Strauss, no qual há um bom apanhado sobre bricolagem. conversamos sobre isso e sobre o sistema nervoso dessas crianças. psicofísico ao invés de mimesis. presença e experiência ao invés de reprodução. sinto os meninos meio perdidos e duvidosos. sei que eles fazem bem a coisa de representar as crianças. mas não é isso. não é.

sugiro uma improvisação. uma conversa entre célia e kevin sobre o fim das aulas, sobre a suspeita de que a família vai se mudar para outra cidade. um chateamento entre os irmãos que se equaliza e troca. eles parecem ser um corpo só e diferente. busquei orientá-los no sentido de uma voz mais neutra, sem afetações visando representar crianças.

discutimos sobre o título do espetáculo: peça de formatura ou sinfonia sonho? ganhou o que temos até agora. neste ensaio, a aluna-jornalista da ufrj, janaína dórea, esteve presente para ver nosso ensaio. ele deveria entregar em alguns dias um texto chamado impressões, buscando informar ao leitor da revista da XI Mostra de Teatro da UFRJ o que ele iria assistir. coitada, não tinha muito a ser visto exceto especulações e tentativas.

conversamos sobre calendário, datas, prazos. informei a nossa data de estreia e marquei datas na agenda quando realizaria a entrega das cenas do texto (em três momentos).

na improvisação, os meninos trouxeram as mochilas e o diálogo entre eles é fluido e interessante. descobrimos que célia está em relação constante com o mundo e suas coisas, ao passo que kevin faz o mesmo porém de maneira mais concentrada. enquanto ela toca em tudo, kevin repete o toque no zíper do próprio casaco. mas ambos, com predisposição (genética?) ao impossível.

\\