\\ PESQUISE NO BLOG

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

33 \\

30 de outubro, UNIRIO, 13h/18h.
Thaís, Andrêas, Laura, Adassa, Márcio, Dan, Virgínia, Gunnar e Diogo.

Comentários sobre o Ensaio + Passadão

tomas observa ao mesmo tempo em que segura a mãe.

ele respira e moira o intercepta.

ele dá um passo e moira o intercepta.

talvez o movimento dele seja para cima. ou seria para baixo?

ELES ALI NAS CADEIRAS [CINTO DE SEGURANÇA]

tomas anda com o peito adiante. é quase rarefeito (seja lá o que isso significa).

célia parece uma mulher entediada com o fato de ter virado mulher.

kevin está longe, distante, pensando sempre no futuro.

corley vencido.

moira na espreita.

franklin regusrgitando pequenas iras.

eva sentada a espera de um exame qualquer.

PASSADÃO 15H37

SINFONIA SONHO

FESTA CÉLIA

dan – atenção as falas da primeira cena.

kevin! de eva chamando atenção pode ser mais por causa do shopping center e menos pela bronca.

então pode tirar o enfeitinho… entrada mais imediata.

tomas é uma [escultura viva]

tempo da cena FESTA CÉLIA é mais ágil, as respostas são mais imediatas.

OS VIZINHOS

eles se olham, moira e tomas.

a mão de moira quase toca o cabelo de tomas.

VENTILADOR LIGADO?

atenção ao texto – fechar injúrias moira e corley (é mentira, estou grávida, é mentira…)

tomas chora enquanto moira fala do estar grávida, tomas é quase um móbile de berço

moira você precisa descansar é mais imediato

a cinza do cigarro de franklin ainda se produz, intacta e de pé

a mão de moira bate na cabeça de tomas? eles se encostam? tenho a sensação de que se ela esbarrar nele, nunca mais vai largá-lo por medo de perdê-lo novamente

franklin não precisa fumar o restinho do cigarro. franklin não é fumante, está apenas ocioso.

ótima posição de moira com as duas pernas sobre a cadeira. (que se desmanchou no exato instante em que escrevi isso)

texto de corley e frank é mais batidão. animado. divertido. jovial – tá pesado e não precisa – jogar a conversa fora, papo de maridos, de homens…

não acredito no puxa, que delícia de frank sobre o filho de corley

corley – assim que soube da gravidez, moira comprou mesmo o shopping? o que corley está querendo dizer? que ela foi ao shopping comprar brinquedos para o filho ou que a casa tá cheia de brinquedo (do filho sumido) ou que…?

kevin olha tomas. bastante. talvez ele tenha nojo. talvez inveja. kevin já sabe que um tal de tomas não virá mais a escola porque sumiu, fugiu, se mudou com sua família. quando é que kevin realiza tudo isso? quando ouve o nome de tomas?…

mamãe não vai chegar para o jantar…

tomas toca a barriga de moira. bizarro.

kevin, acrescentar “ais” _ ai, a minha cabeça tá doendo… ai, a célia tem razão…

o liquidificador de célia só começa depois que a rubrica termina com acende um abajur

O PRONUNCIAMENTO

célia acorda kevin.

o diálogo todo é muito mais ágil.

kevin confere se fez a irmã chorar. isso é bom.

não há tanto balançar de cabeça. entre os dois.

ótima cara de kevin ao ter o pé pisado por célia.

corley assiste a cena de célia e kevin, mas tem a atenção também movida para tomas.

eva está muito mais calma com a fala e isso é ótimo.

o diálogo entre eva e frank é também super mais ágil, flui, um fala e o outro devolve e vice-e-versa – não há tanto respirar entre as palavras de uma mesma fala.

eva dizer apenas “sinto falta de seus beijos”, com estas palavras

kevin estranha tomas se aproximando da mãe

célia observa kevin vendo tomas

o kevin pôs aquelas vitaminas… começa logo depois da rubrica, como fosse fofoca de célia

kevin reversão sensível em quase toda essa cena que antecede o pronunciamento do virar música.

ótimo, frank – silencia o choro de célia para que a cena continue

célia pode entrar logo com o que é mertáfora?

obrigado, pai, eu não sei o que seria de mim sem você > REVERSÃO SENSÍVEL AQUI!

franklin com as falas muito sonolentas os vizinhos estão comemorando que vão ter um filho…

meninos (corley e frank), deixem o diálogo acontecer, não o prendam, deixem as palavras sair e deixem também que elas levem vocês adiante

precisamos ir ao médico de corley – é uma decisão

não hesitar com o tapa, moira, já falamos sobre isso

eva – p.29 – e ao mesmo tempo diferentes? ao invés de completamente diferentes

SINFONIA SONHO

frank e eva falando sobre o jantar pode ser mais ágil também

eva pode super sofrer com a fala do mesmo assim eu gostaria muitíssimo de oferecer – efeito pêra caramelada

franklin resmunga inteiro, sem pausas para lasanha isso ou aquilo é inteiro

tomas abaixa e se ergue de novo (foi um balão que estourou). tomas responde fisicamente a tudo o que lhe acontece lá no céu? tomas está no céu durante estes minutos de peça? tomas ainda está consciente? quando isso acaba? ele morre ao bater no chão ou morre lá em cima?

as crianças voltam da aula de teatro – gosto do caminhar que é quase uma brincadeira

moira - se chama tomas ao invés de vai se chamar tomas (já se chama, não vai se chamar, é o tomas que sumiu)

tomas é movido para baixo e para cima com os balões, vertiginoso

eva, no jantar, pode ser minimamente mais ágil na explicação de suas teorias – é mais do mesmo!

frank, suas caras de reprovação no jantar são incríveis (pois sutis)

genial eva sentar e mirar corley (quase acho que eles vão se pegar!)

célia se senta de costas, também ótimo, assim como tomas, com a cabeça para o céu

MASSACRE LOCAL

o texto de corley foi bastante automático, cansado, ausente

tomas sopra os cabelos da mãe e faz música. tomas faz música, kevin. ele também sabe o que é isso do espírito da música.

ótimo o tom de célia – aquela barriga é falsa? eu sabia – sem grandes exaltações, mais certa do que surpresa – mulher!

respiração de tomas super aparente.

17h03 >>>

o nosso passadão durou uma hora e vinte e quatro minutos. conforme eu disse, não há preocupação quanto a isso. o importante é haver jogo. precisamos otimizar o jogo, não o tempo. isso será consequência. peguem essas considerações acima e aquelas já feitas ontem e vamos trabalhar sobre elas.

estudo do texto. estudo do texto. finjam que o dramaturgo não sou eu. tenham certa devoção ao texto. justamente para descobrirmos algo para além dele, para sairmos da superfície e para descobrirmos nossa intenção, nossa leitura dessa coisa toda.

muito trabalho adiante.

vamos juntos.

\\